top of page

EVENTOS

MG CLUB NA ESTRADA: VISITA AO OBSERVATÓRIO DO PICO DOS DIAS

_019 Magali Aparecida Ferreira.jpeg

Observatório do Pico dos Dias em 23 de novembro - foto de Magali Aparecida Ferreira

logo 40 anos MGCBR - PNG.png

Como parte das comemorações pelos 40 anos de atividade que o MG Club do Brasil completa em 2023, na véspera do início do Rally de Campos do Jordão, fizemos um passeio em um lugar especial, a 1.864 metros de altitude na Serra da Mantiqueira em sua porção mineira, no município de Brazópolis: o Observatório do Pico dos Dias.

Chega-se lá só de van ou de ônibus, ao fim de uma estrada de terra se 12 quilômetros e, se há mau tempo severo, a visita pode ser cancelada. Mas não foi, apesar do dia chuvoso e da previsão de piora. Tivemos a sorte do céu nublado que nos permitiu conhecer esse patrimônio tecnológico brasileiro e aprender um pouco sobre o mundo da pesquisa astronômica em um cenário bucólico espetacular, que, por si só já é um grande passeio. Compartilhamos aqui um pouco da visita com vocês. Da nossa chegada antecipada à Pousada do Quilombo, a base do Rally de Campos do Jordão, em São Bento do Sapucaí, no interior paulista, ao Observatório do Pico dos Dias, sempre com a visão da Pedra do Baú encantando nossos olhares, inclusive de lá.

clique nas fotos para ampliar

O Observatório do Pico dos Dias (OPD), o maior e mais importante do Brasil, mantido pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), localizado em área  de Mata Atlântica sob proteção ambiental, na cidade de Brazópolis (MG), a 1.864 metros de altitude na Serra da Mantiqueira, foi criado em 1980. É um dos principais veículos de desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil na área de astronomia, dando suporte às atividades científicas da comunidade astronômica junto com o LNA, ao qual é vinculado, e formando cientistas.

 

Além da infraestrutura observacional, o OPD desenvolve instrumentos para telescópios brasileiros e consórcios internacionais, além de atuar como laboratório aberto multiusuário para institutos e empresas que necessitem de sua capacidade em fibras ópticas, filmes finos, metrologia óptica e mecânica, automação e controle, integração e testes de instrumentação científica e oficina de usinagem.

O LNA é a Unidade de Pesquisa do MCTI que tem a missão de fornecer à comunidade astronômica brasileira a infraestrutura e os meios para a pesquisa competitiva em astronomia observacional óptica e infravermelha. Sua sede administrativa localiza-se em Itajubá (MG), de onde opera o OPD e gerencia a participação brasileira no Observatório Gemini (Estados Unidos e Chile) e Telescópio SOAR (Chile). Atualmente, os principais equipamentos do OPD são o telescópio Perkin-Elmer (1,6 m de diâmetro, o maior no Brasil), o telescópio 0,6m Boller & Chivens e o telescópio 0,6m Zeiss.

mapa.jpg

Localização do Observatório do Pico dos Dias - Google Maps

bottom of page