EVENTOS
CARDE - CARRO, ARTE, DESIGN E EDUCAÇÃO
Visita virtual ao novo templo dos que amam clássicos
Fotos: Divulgação - 1 e 20: Guazzi Images/MGCBR - clique para ampliar
Fotos: Divulgação - 21: Luiz Alberto Pandini - clique para ampliar
O museu CARDE - Carro, Arte, Design e Educação, onde foi encerrado o Rally de Campos do Jordão em 30 de novembro, é um empreendimento especial e inédito no Brasil, resultado de muitos anos do trabalho de muita gente e da determinação da Fundação Lia Maria Aguiar em contar partes da história por meio de carros de todos os tempos.
Aberto ao público em 28 de novembro, o CARDE ocupa área de 6 mil m², localizada em uma floresta de 150 mil m² na Serra da Mantiqueira, em Campos do Jordão, no interior paulista, onde os visitantes são recebidos por alunos de projetos sociais de música, teatro e dança da fundação, monitores que atuam em encenações artísticas de época
O CARDE impressiona pela cenografia dos ambientes em que cerca de 100 veículos são exibidos em meio a centenas de pinturas, esculturas, joias e outras formas de arte.
Impressiona também pela complexidade de ações que dão base à sua criação. A pesquisa bibliográfica e documental para a contextualização histórica dos carros foi realizada durante cerca de um ano por uma equipe de 15 historiadores.
O acervo dessa pesquisa que viabilizou a impactante ambientação dos espaços do museu está no centro de referência e pesquisa em uma casa na área externa da edificação principal, com teses e materiais sobre automóveis, design e história do Brasil. E, o melhor de tudo, tem biblioteca aberta ao público em geral, escolas e pesquisadores.
Em paralelo, o CARDE criou a Escola do Restauro, e iniciou em 2022 a primeira turma do curso de restauração de carros antigos, que se formou junto com a abertura do museu. Eles começaram restaurando um Ford T 1923. Ou seja, o museu tem a mão de obra para restaurar o que preciso for entre seu acervo de 500 carros, que serão exibidos em rodízios.
Também chama a atenção a valorização de artistas e artesãos brasileiros. Como se vê, por exemplo, no destaque dado ao Uirapuru, carro esportivo nacional de 1964, da Brasinca, apresentado com pintura do artista indígena Rudá Jenipapo nas cores do pássaro, no topo de um cajueiro em metal revestido de crochê; e na mobília do restaurante, criada por Morito Ebine, reconhecido pela excelência em design de móveis, da vizinha Santo Antônio do Pinhal.
Para completar, o museu fica em meio à natureza exuberante da Serra da Mantiqueira, oferece acessibilidade, tem espaço família, playground temático, loja de souvenir, um belo jardim e... uma Ferrari Testarossa transformada em um simulador avançado para quem quiser pilotar!
Aqui, apresentamos fotos de áreas externas, do centro de referência, do café e restaurante, e de alguns ambientes do museu.